quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Zé Menezes - produtor



Assista ao Video

José Menezes França, um cearense de Jardim, nascido em 1921. Multiinstrumentista, compositor, arranjador e regente. Zé Menezes, porém, representa o que de mais importante possuímos em termos musicais no País. Zé Menezes conheceu "Garoto", com quem passou a trabalhar no Rio, onde formou com o Maestro Radamés Gnattali o Quarteto Continental, depois ampliado para Quinteto e Sexteto Radamés. Zé Menezes compôs vários clássicos do choro (Contrapontando, Tô Querendo), fez músicas para a Rede Globo onde foi maestro - arranjador durante muitos anos, ( trilhas sonoras em especial para Primo Basílio e o humorístico Os Trapalhões), gravou com "Os Cariocas", Billy Eckstine (Nova Ilusão), Tom Jobim, Miucha, Emílio Santiago e outros. Em 1955, escreveu arranjos orquestrais para uma excursão que Garoto faria à Europa. Garoto morreu, a excursão não houve.Zé Menezes, é literalmente o homem dos sete instrumentos.

Viola, violão, violão tenor, guitarra, banjo, cavaquinho e bandolim não tem segredo, o Zé Menezes, músico consagrado desde os oito anos, que já tocou com quase toda a MPB. Era considerado o prodígio de Juazeiro e, como nasceu de família pobre, o comércio se cotizou e lhe deu um cavaquinho para tocar para o Padre Cícero Romão. Descoberto por César Ladeira, Zé Menezes foi contratado para substituir o violonista Garoto, na Rádio Mayrink Veiga , no Rio. O próprio Garoto o levou para a poderosa Rádio Nacional, onde conheceu o Maestro Radamés Gnattali. Nos anos 60, Zé Menezes liderou o grupo Velhinhos Transviados, que satirizou sucessos da época, inclusive canções dos Beatles. Boa parte da história da guitarra brasileira ganhou sotaque nacional pelas mãos de músicos como Zé Menezes e Heraldo Monte . Um dos maiores orgulhos de Zé Menezes ele guarda até hoje , uma guitarra Gibson "Les Paul" que lhe foi presenteado pelo próprio Les Paul. Zé Menezes tornou-se Referência para Tom Jobim, Meira, Baden Powell, Raphael Rabello. Zé Menezes participou também do primeiro Concerto "Carioca" para guitarra elétrica dedilhada, onde foi solista sob a regência do Maestro Radamés Gnattali e Orquetra Sinfônica Continental.

Seus mais recentes trabalhos , são o CD "Chorinho in Concert", que além de composições próprias tem músicas de vários nomes da nossa música popular e o Cd "Relendo Garoto" onde regrava, como só ele poderia fazer, algumas das belas composições do amigo e gênio Garoto. Zé Menezes, multiinstrumentista cearense, único integrante vivo da formação original do Sexteto Radamés Gnattal

Hoje, adotou na Baixada Fluminense o municipio de Guapimirim, como recanto para suas criações e descanso com a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário